TESTES DE EMISSÃO CONDUZIDA E RADIADA PARA PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO ANATEL DE TELEFONE IP PARA COMUNICAÇÕES UNIFICADAS - UCTIP

Renato de Matos, Luis Carlos Martinhago Schlichting

Resumo


Este artigo consiste em documentar os testes de emissão conduzida e radiada necessários para que um equipamento de telefonia seja homologado junto à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) que é o orgão responsável por conceder autorização para este tipo de produto no Brasil. Este equipamento, não é um simples aparelho telefônico, mas sim um equipamento que unifica em um único produto as tecnologias de Telefone Analógico, Digital, Celular e VOIP (Voz sobre IP). Para tanto, são apresentadas as normas às quais este equipamento está sujeito, bem como uma revisão bibliográfica, onde os problemas de compatibilidade eletromagnética (EMC) serão abordados. Além disso, também são apresentadas quais foram as principais técnicas empregadas no desenvolvimento deste produto eletrônico, com o intuito de certificá-lo como um equipamento que atende às normas apresentadas. Em seguida, é descrito como os testes de emissão conduzida e radiada foram realizados e quais foram os seus resultados. Por fim é feita uma análise sobre os resultados destes testes onde conclui-se que o equipamento está em conformidade com o que é exigido nas normas estudadas.

Texto completo:

PDF

Referências


Certificação e homologação de produtos para telecomunicações. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2017.

CISPR 22 - Information technology equipment - Radio disturbance characteristics - Limits and methods of measurement, 2002.

Como obter homologação de produtos pela Anatel. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2017.

Montrose, M. I. Printed circuit board design techniques for EMC compliance: a handbook for designers. Second ed. New York: IEEE Press, 2000. 307 p.

PAUL, C. R. Introduction to Electromagnetic Compatibility. Second ed. Canada.: JOHN WILEY & SONS, 2006. 983 p.

Requisitos técnicos e procedimentos de ensaios aplicáveis à certificação de produtos para telecomunicação de categoria I. Disponível em: . Acesso em: 19 Jul. 2017.

Resolução nº 442, de 21 de julho de 2006. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2017.

Resolução nº 529, de 3 de junho de 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.