TESTES DE EMISSÃO CONDUZIDA E RADIADA PARA PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO ANATEL DE TELEFONE IP PARA COMUNICAÇÕES UNIFICADAS - UCTIP

Conteúdo do artigo principal

Renato de Matos
Luis Carlos Martinhago Schlichting

Resumo

Este artigo consiste em documentar os testes de emissão conduzida e radiada necessários para que um equipamento de telefonia seja homologado junto à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) que é o orgão responsável por conceder autorização para este tipo de produto no Brasil. Este equipamento, não é um simples aparelho telefônico, mas sim um equipamento que unifica em um único produto as tecnologias de Telefone Analógico, Digital, Celular e VOIP (Voz sobre IP). Para tanto, são apresentadas as normas às quais este equipamento está sujeito, bem como uma revisão bibliográfica, onde os problemas de compatibilidade eletromagnética (EMC) serão abordados. Além disso, também são apresentadas quais foram as principais técnicas empregadas no desenvolvimento deste produto eletrônico, com o intuito de certificá-lo como um equipamento que atende às normas apresentadas. Em seguida, é descrito como os testes de emissão conduzida e radiada foram realizados e quais foram os seus resultados. Por fim é feita uma análise sobre os resultados destes testes onde conclui-se que o equipamento está em conformidade com o que é exigido nas normas estudadas.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE MATOS, Renato; SCHLICHTING, Luis Carlos Martinhago. TESTES DE EMISSÃO CONDUZIDA E RADIADA PARA PROCESSO DE HOMOLOGAÇÃO ANATEL DE TELEFONE IP PARA COMUNICAÇÕES UNIFICADAS - UCTIP. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 7, p. 22–30, 2018. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/100. Acesso em: 24 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo
Biografia do Autor

Renato de Matos, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARIANA

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (2001). Atualmente trabalha como Engenheiro Consultor, prestando serviços de projeto e desenvolvimento de produtos eletrônicos. Apresenta 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos eletrônicos de áreas como Captura de Transações Eletrônicas, Segurança, Aquisição e Processamento de Dados da Rede Elétrica, Sincronismo Temporal, Telecomunicações e Transportes. Atua principalmente nas seguintes áreas: Integração Hardware/Software e Desenvolvimento de Produtos com Sistemas Embarcados (Linux/uClinux).

Luis Carlos Martinhago Schlichting, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARIANA

Professor Titular do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ministra aulas no Departamento de Eletrônica desde 1995. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP/MEC, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: conversores estáticos, compatibilidade eletromagnética - emc, interferência eletromagnética - emi, eletrônica de potência e educação. Na gestão, foi sócio fundador da empresa Celtec - Eletrônica Industrial, coordenador acadêmico do curso técnico de eletrônica do IFSC, coodenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos do IFSC, Gerente acadêmico e depois Diretor do Centro Universtário Estácio de Santa Catarina, Diretor do IREP CTBA e Diretor do Núcleo Capital da Faculdade Estácio de São Paulo. Atuou em consultorias de Implantação de sistemas de informação. No últimos anos tem também trabalhado com a aplicação de laboratórios remotos como estratégia de ensino em cursos técnicos, de graduação e de pós graduação.

Referências

Certificação e homologação de produtos para telecomunicações. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=306741&pub=principal&filtro=1>. Acesso em: 19 jul. 2017.

CISPR 22 - Information technology equipment - Radio disturbance characteristics - Limits and methods of measurement, 2002.

Como obter homologação de produtos pela Anatel. Disponível em: <https://techinbrazil.com.br/como-obter-homologacao-de-produtos-pela-anatel>. Acesso em: 19 jul. 2017.

Montrose, M. I. Printed circuit board design techniques for EMC compliance: a handbook for designers. Second ed. New York: IEEE Press, 2000. 307 p.

PAUL, C. R. Introduction to Electromagnetic Compatibility. Second ed. Canada.: JOHN WILEY & SONS, 2006. 983 p.

Requisitos técnicos e procedimentos de ensaios aplicáveis à certificação de produtos para telecomunicação de categoria I. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=347212&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=347212.pdf>. Acesso em: 19 Jul. 2017.

Resolução nº 442, de 21 de julho de 2006. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/21-2006/352-resolucao-442>. Acesso em: 19 jul. 2017.

Resolução nº 529, de 3 de junho de 2009. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2009/149-resolucao-529>. Acesso em: 19 jul. 2017.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)