SISTEMA SUPERVISÓRIO DE UM CONVERSOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO

Conteúdo do artigo principal

Lisandra Kittel Ries
João Pedro Regis
Celso Valentim

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de um conversor elétrico de baixo custo monitorado por um sistema supervisório. O conversor elétrico foi desenvolvido para fins didáticos, com o objetivo de carregar uma bateria e alimentar uma carga em corrente alternada. O sistema supervisório tem a função monitorar o conversor elétrico, a partir de uma interface homem máquina. A aquisição dos sinais elétricos monitorados foi desenvolvida utilizando um Arduino Mega, o protocolo de comunicação utilizado foi o MODBUS e o software supervisório Indusoft Web Studio. Além do monitoramento de alguns sinais elétricos, o sistema supervisório faz o acionamento de dois relés, que coordenam os estágios do conversor elétrico: ele pode funcionar como um sistema ininterrupto de fornecimento de energia, como um carregador de baterias ou para alimentar a carga diretamente da bateria caso o fornecimento de energia elétrica seja interrompido. O sistema foi simulado e montado, com o design de placas de circuito impresso e corrosão em ácido.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIES, Lisandra Kittel; REGIS, João Pedro; VALENTIM, Celso. SISTEMA SUPERVISÓRIO DE UM CONVERSOR ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 6, p. 3–9, 2017. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/73. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo
Biografia do Autor

Lisandra Kittel Ries, IFSC Campus Itajaí

Doutoranda em Engenharia Elétrica 

Professora do Curso de Eletroeletrônica

João Pedro Regis, IFSC Campus Itajaí

Acadêmico do Curso de Eletroeletrônica 

Celso Valentim, IFSC Campus Itajaí

Acadêmico do Curso de Eletroeletrônica 

Referências

REIS, L. B. Geração de Energia Elétrica. 2. ed. Barueri: Manole, 2011. 460 p.

MOSKO, F. L.; RIBAS, H. R. O.; RAMOS, L. F. Conversor Elétrico para o Gerador Eólico de Baixo Custo. 2004. 99 f. Monografia (Projeto Final de Graduação) – Departamento Acadêmico de Eletrotécnica. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba. 2004.

CRAL. Catálogo de Apresentação, Especificação Técnica do Produto e Catálogo de Aplicação do Produto. Disponível em: <http://www.cral.com.br/>. Acesso em: 05 dez. 2014.

TEXAS INSTRUMENTS. Folha de dados do componente LM317. Disponível em: <http://www.ti.com/>. Acesso em: 05 dez. 2014.

SABER ELETRÔNICA. 10 projetos práticos de osciladores. Disponível em: <http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2803-10-projetos-prticos-de-osciladores>. Acesso em: 05 dez. 2014.

INDUSOFT. Guia de Introdução. Disponível em: . Acesso em: 05 dez. 2014.

SOUZA, F. Arduino Mega 2560. Disponível em: <http://www.embarcados.com.br/arduino-mega-2560/>. Acesso em: 15 nov. 2014.

SARMENTO, A. REDE DE AUTOMAÇÃO RS-485/MODBUS COM ARDUINO. DISPONÍVEL EM: < HTTP://WWW.ANDRESARMENTO.COM/2011/11/REDE-DE-AUTOMACAO-RS-485MODBUS-COM-ARDUINO/>. ACESSO EM: 15 NOV. 2014.