DESENVOLVIMENTO DE COMPUTADOR DE TELEMETRIA COM FOCO NA REDUÇÃO DE EMISSÕES ELETROMAGNÉTICAS CONDUZIDAS E RADIADAS

Conteúdo do artigo principal

Tiago Pasqualotto
Luis Carlos Martinhago Schlichting

Resumo

Este artigo relata o processo de desenvolvimento de um produto eletrônico, tendo em vista requisitos relacionados a sua adequação ao ambiente eletromagnético onde estará inserido. Os requisitos aqui tratados estão diretamente relacionados a temática de compatibilidade eletromagnética e também ao processo de certificação de produtos exigido pela Agência Nacional de Telecomunicações. O foco será dado a questões relacionadas a emissão de radiação eletromagnética tanto na forma radiada quanto na forma conduzida. Será apresentada uma pequena revisão teórica dos conceitos de compatibilidade eletromagnética relacionados ao projeto. Uma breve descrição do produto e de suas funcionalidades assim como das normas e da legislação aplicável também está contemplada. Os ciclos de desenvolvimento realizados serão descritos de forma a demonstrar como se deu o projeto do produto e como foram planejados e realizados os ensaios de verificação. Uma maior ênfase será dada aos problemas encontrados durante o projeto, os métodos utilizados para identificar suas causas e as soluções propostas para mitiga-los. Ao final apresentar-se-ão os resultados obtidos até a apresentação deste artigo assim como as ações previstas para a finalização do projeto.

Detalhes do artigo

Como Citar
PASQUALOTTO, Tiago; MARTINHAGO SCHLICHTING, Luis Carlos. DESENVOLVIMENTO DE COMPUTADOR DE TELEMETRIA COM FOCO NA REDUÇÃO DE EMISSÕES ELETROMAGNÉTICAS CONDUZIDAS E RADIADAS. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 6, p. 10–20, 2017. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/90. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo
Biografia do Autor

Luis Carlos Martinhago Schlichting, Instituto Federal Santa Catarina

Professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN)

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÔES. Resumo do Processo de Certificação e Homologação. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=318093&pub=original&filtro=1&documentoPath=318093.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2017.

AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÔES. Resolução nº 242, de 30 de novembro de 2000. Aprova o Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações. Disponível em: < http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/15-2000/129-resolucao-242>. Acesso em: 09 mar. 2017.

AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÔES. Resolução nº 442, de 21 de julho de 2006. Regulamento Para Certificação de Equipamentos de Telecomunicações Quanto Aos Aspectos de Compatibilidade Eletromagnética. Disponível em: <http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2006/352-resolucao-442>. Acesso em: 21 fev. 2017.

INTERNATIONAL ELECTROTECHNICAL COMMISSION. CISPR 22: Information technology equipment – Radio disturbance characteristics – Limits and methods of measurement. 6 ed. Genebra, 2008.

MONTROSE, Mark I.. Printed Circuit Board Design Techniques for EMC Compliance: A Handbook for Designers. 2. ed. Nova Iorque: IEEE Press, 2000.

OTT, Henry W.. Electromagnetic Compatibility Engineering. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc, 2009.

PAUL, Clayton R.. Introduction to Electromagnetic Compatibility. 2. ed. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc, 2006.

WILLIAMS, Tim. EMC for Product Designers. 3. ed. Oxford: Newnes, 2001.