DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE HOMEM MÁQUINA PARA DISPOSITIVO DE AUTOMAÇÃO DE COLETA DE AMOSTRAS DE ÁGUA

Conteúdo do artigo principal

Filipe Santos
Widomar Pereira Carpes Junior

Resumo

A “Interface Homem Máquina - IHM” ora apresentada foi desenvolvida para equipar um dispositivo mecatrônico que tem como objetivo automatizar a coleta de água, especialmente marinha, para uso posterior em análises diversas. A máquina a ser operada via IHM deve controlar uma bomba hidráulica para retirar a água do mar e um sistema de válvulas para distribuir as amostras em tubos de ensaio. Uma temporização deve ser adicionada para permitir um intervalo programável entre coletas. Para o acondicionamento das amostras, os tubos serão acondicionados em um carrossel giratório que posicionará a
entrada do tubo sob uma válvula. São necessários sensores nesse processo para detectar o nível de água do tubo de ensaio e posicionamento do carrossel para abastecimento da amostra. A IHM foi desenvolvida tendo em vista requisitos de potenciais usuários levantados em campo e suas funções básicas são permitir o controle de parâmetros de coleta (tais como volume de água por amostra, número de amostras), iniciar e terminar processos de coleta, além de permitir acesso às informações essenciais. O acesso a IHM foi idealizado para operação via rede wireless, sem hardware físico na máquina para interação com os usuários.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, Filipe; CARPES JUNIOR, Widomar Pereira. DESENVOLVIMENTO DE INTERFACE HOMEM MÁQUINA PARA DISPOSITIVO DE AUTOMAÇÃO DE COLETA DE AMOSTRAS DE ÁGUA. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 6, p. 21–33, 2017. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/91. Acesso em: 25 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo
Biografia do Autor

Filipe Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Tecnólogo em Sistemas Eletrônicos

Referências

CARPES JR, Widomar P. Introdução ao Projeto de Produtos. 1ª Edição. Florianópolis: Editora Bookman, 2014.

JESUS, Ismael Bonato de. Desenvolvimento de um equipamento eletrônico para, monitoramento e automação de estufas de hidroponia via interface Web. Trabalho de Conclusão de Curso. IFSC, Florianópolis, 2014.

LACERDA, Joel. Projeto de Interfaces. IFSC, 10 set 2015, 15 dez 2015. 133 f. Notas de Aula. Apresentação de slides.

MOLLOY, Derek. Exploring BeagleBone: Tools and Techniques for Building with Embedded Linux®. Indianapolis, Indiana, EUA: John Wiley & Sons, Inc., 2015.

SOUZA, Luciano Soares de. SPINOLA, MAURO de Mesquita. Requisitos de usabilidade em projetos de interface centrado no usuário de software de dispositivos móveis. XXVI ENEGEP - Fortaleza, CE, Brasil, 9 a 11 de Outubro de 2006. Disponível em: <http://www.abepro.org.br>. Acessado em: 05 de Setembro de 2016.

PAHL, G.; BEITZ, W. Engineering design: a systematic approach. 2 ed. London: Springer Verlag, 1996.

MILLER, George A. The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits on our Capacity for Processing Information. Harvard University: Psychological Review, 1956. 81-97 p. v. Vol. 101, No. 2, 343-

NASTARO, Renato. O Modelo de Kano – Um Estudo Prático. Disponível em:

<http://www.sequoiaconsultoria.com.br/o-modelo-de-kano-um-estudo-pratico/> Acessado em: <20/10/2016>.

CARRER, Gustavo. Tendências: o ritmo acelerado das mudanças no varejo. Disponível em: <http://blog.gunnebo.com.br/colunista/gustavo-carrer/tendencias-o-ritmo-acelerado-das-mudancasno-varejo>. Acessado em: <18/10/2016>.