Desenvolvimento de Protótipo de Sonda de Nível Hidrostática com Saída Analógica

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Miranda Lima
Daniel Lohmann

Resumo

Este artigo trata do desenvolvimento de um protótipo de uma sonda de nível hidrostática com saída analógica de 4 a 20 mA a dois fios. O dispositivo utiliza um sensor de pressão do tipo diferencial piezoresistivo, no qual a medição de pressão diferencial é usada de forma indireta para medição de nível em líquidos, embora muito simples em seus conceitos, na prática requer artifícios e técnicas avançadas, principalmente para fins operacionais e de custos. O protótipo terá como função principal medir nível de líquidos, através da pressão do processo por meio de um componente chamado de diafragma, que está em contado direto com o fluido. Conforme a pressão se altera, o diafragma é pressionado com intensidade proporcional. O sensor localizado na parte interna do diafragma converte a variação de pressão em uma variação de resistência elétrica equivalente. Um circuito eletrônico transforma essa informação em um sinal de corrente de (4 a 20 mA) compatível com diversos equipamentos de automação, como CLPs, indicadores digitais entre outros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa a respeito do atual mercado comercial, aplicabilidade, entre outras informações relevantes que influenciam na viabilidade do produto e para que se obtivesse o máximo de informações, tendo em vista que o produto seja confiável e de fácil aplicabilidade.   

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, Marcelo Miranda; LOHMANN, Daniel. Desenvolvimento de Protótipo de Sonda de Nível Hidrostática com Saída Analógica. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 8, p. 127–137, 2023. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/141. Acesso em: 27 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo
Biografia do Autor

Marcelo Miranda Lima, IFSC/Campus Florianópolis/DAELN

Especialista em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos, IFSC/Florianópolis

Daniel Lohmann, IFSC/Campus Florianópolis/DAELN

Professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), IFSC/Florianópolis

Referências

AGUIRRE, Luis Antônio. Fundamentos de Instrumentação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. 235p.

GOMES, A. F. Calibração e compensação de sensores de pressão piezoresistivos. Departamento de Eng. de Sistemas Eletrônicos., São Paulo, (Dissertação de mestrado), 109p. 2009.

MICROSENSOR. Folha de dados do componente MPM281. Disponível em: <http://www.microsensorcorp.com/upload/article/190221/5_MPM281datasheet_282018_2e11_2e01_29_1550732894.pdf >. Acesso em: 7. mar. 2019.

TEXAS INSTRUMENTS. Folha de dados do componente XTR106. Disponível em: <http://www.ti.com/lit/ds/symlink/xtr106.pdf>. Acesso em: 5. mar. 2019.

VELASCO, Clara. Saneamento melhora, mas metade dos brasileiros segue sem esgoto no país. 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml>. Acesso em: 7. mar. 2019.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)