Os Constructos Teóricos Epistemológicos CTS Possibilitam a Superação "Behaviorista e Funcionalista" dos Cursos Superiores de Tecnologia?

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Muriel Bittencourt de Liz
Luiz Alberto de Azevedo

Resumo

Este artigo tem a premissa de problematizar se os constructos teóricos epistemológicos CTS possibilitam a superação dos atuais modelos “behavoristas e funcionalistas” dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), conforme manifestação externalizada pelo Ministério da Educação (MEC), assim como a fragmentação de seus currículos, impedindo aos alunos de adquirirem condições de autonomia intelectual que os possibilitem transitar pelos diferentes tipos de conhecimentos, em prol de um perfil profissional sociotécnico. Pretendemos demonstrar que essa manifestação por parte desse ministério é contraditória, porque além de negar CST como uma possibilidade de formação social e profissional, densa, alia-se a conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE) induzindo-o a elaboração de Pareceres, e ainda que essa educação tem sido utilizada por representantes de partidos políticos como instrumento compensatório para uma determinada parcela da sociedade brasileira: “Educação para os filhos dos outros”. Em nossa visão uma prática educativa orientada por tais premissas, além de aprofundar a institucionalização da exclusão social, afasta-se de uma possível educação laica para um movimento encaminhado apenas a um ensino estreito, fundada no aspecto utilitarista e pragmático da educação negando a essência maior do ato educativo, e desconsiderando a pronta inserção dos conceitos de politecnia e omnilateralidade de forma articulada, como ato pleno de formação do ser social que rebaixado a visão governamental equivocada de Educação Tecnológica sendo apropriada ora como “mercadoria-educação” e ora como “educação-mercadoria”.

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Como Citar
LIZ, Muriel Bittencourt de; AZEVEDO, Luiz Alberto de. Os Constructos Teóricos Epistemológicos CTS Possibilitam a Superação "Behaviorista e Funcionalista" dos Cursos Superiores de Tecnologia?. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 2, p. 19–32, 2011. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/18. Acesso em: 4 maio. 2024.
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