Uma Investigação das Emissões Conduzidas e Radiadas de uma Estação de Solda com Temperatura Ajustável Operando em Várias Situações de Carga

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Albarello Costa
Celso Luis de Souza
Diego de Moura
Ingrid Carolini Cezário

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação sobre as emissões eletromagnéticas conduzidas e radiadas de uma estação de solda com temperatura ajustável. A partir de um modelo comercial, foram realizados ensaios de emissões radiadas e conduzidas no Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética – MAGLAB da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Os resultados foram comparados com a norma adequada a este tipo de equipamento, verificando o seu possível enquadramento nos limites definidos pela mesma. Percebeu-se que, em alguns pontos, os limites estavam superiores ao desejado. Uma investigação sobre os motivos pelos quais a estação de solda não estava atendendo à norma foi realizada através da análise do circuito, com simulações no software Pspice e medições das formas de onda com osciloscópio. Foram sugeridas e implementadas modificações para mitigar os problemas encontrados. Novos ensaios foram realizados para a verificação da eficácia das modificações.

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, Alexandre Albarello; SOUZA, Celso Luis de; MOURA, Diego de; CEZÁRIO, Ingrid Carolini. Uma Investigação das Emissões Conduzidas e Radiadas de uma Estação de Solda com Temperatura Ajustável Operando em Várias Situações de Carga. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 2, p. 45–53, 2011. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/20. Acesso em: 4 maio. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo