Uma Investigação das Emissões Conduzidas e Radiadas de uma Estação de Solda com Temperatura Ajustável Operando em Várias Situações de Carga
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação sobre as emissões eletromagnéticas conduzidas e radiadas de uma estação de solda com temperatura ajustável. A partir de um modelo comercial, foram realizados ensaios de emissões radiadas e conduzidas no Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética – MAGLAB da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Os resultados foram comparados com a norma adequada a este tipo de equipamento, verificando o seu possível enquadramento nos limites definidos pela mesma. Percebeu-se que, em alguns pontos, os limites estavam superiores ao desejado. Uma investigação sobre os motivos pelos quais a estação de solda não estava atendendo à norma foi realizada através da análise do circuito, com simulações no software Pspice e medições das formas de onda com osciloscópio. Foram sugeridas e implementadas modificações para mitigar os problemas encontrados. Novos ensaios foram realizados para a verificação da eficácia das modificações.
Detalhes do artigo
Como Citar
COSTA, Alexandre Albarello; SOUZA, Celso Luis de; MOURA, Diego de; CEZÁRIO, Ingrid Carolini. Uma Investigação das Emissões Conduzidas e Radiadas de uma Estação de Solda com Temperatura Ajustável Operando em Várias Situações de Carga. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 2, p. 45–53, 2011. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/20. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo