Módulo Didático para Ensino de Conversão de Energia em Corrente Alternada

Conteúdo do artigo principal

Everson Osvanir da Silva
Lucas Groposo Silveira
Clovis Antonio Petry

Resumo

Neste artigo apresenta-se o desenvolvimento e descrição de um módulo didático para ensino e
estudo de conversores de corrente alternada. Este módulo apresenta características únicas de baixo custo,
robustez e versatilidade, flexibilidade de aplicações e programação, interface com o usuário, controle,
comando e supervisão todas realizadas por microcontrolador. Pelas suas pequenas dimensões e pelo emprego
de componentes convencionais e de fácil aquisição, este módulo pode ser facilmente implementado pelos
próprios alunos e alterado para aplicações diferentes das originalmente propostas. Busca-se assim integrar os
conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Programação de
Microcontroladores e Eletrônica de Potência visando ao desenvolvimento de soluções para problemas
convencionais do mercado tecnológico, motivando os estudantes na aplicação de tecnologias do estado da
arte com soluções bem estabelecidas no meio industrial.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, Everson Osvanir; SILVEIRA, Lucas Groposo; PETRY, Clovis Antonio. Módulo Didático para Ensino de Conversão de Energia em Corrente Alternada. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 1, p. 43–51, 2009. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/7. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo
Biografia do Autor

Clovis Antonio Petry

Professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica, com pesquisas na área de eletrônica de potência e ensino de eletrônica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)