Contador de Pessoas Com Transmissão de Dados via Internet

Conteúdo do artigo principal

Vinicius Buzzo Inocêncio
Hugo Marcondes

Resumo

O projeto teve como objetivo desenvolver um dispositivo para contar pessoas e transmitir os dados via internet. Para desenvolvimento do produto foi necessário o uso de um sensor que detecta pessoas, um microcontrolador que aceita customização do firmware e com capacidade de transmitir os dados por meio da rede sem fio. Além do conjunto para alimentação elétrica do circuito e o sensor foi utilizado uma bateria para aumentar a capacidade elétrica. No artigo proposto, foi desenvolvido um protótipo para validar o produto em campo e realizar a coleta de dados para compor o resultado final. O levantamento dos requisitos foi determinante para avaliar qual mais adequado microcontrolador e o sensor seriam utilizados no projeto. O microcontrolador utilizado foi o modelo ESP8266 com módulo sem fio embutido, um sensor do tipo PIR e um ultrassônico para detectar as pessoas, além de  uma fonte de alimentação para o protótipo. Com os dados coletados pelo protótipo foi possível determinar qual o melhor sensor para este projeto. O projeto final atendeu as expectativas como um produto tecnológico, confirmando a proposta de contar o deslocamento de pessoas no local.

Detalhes do artigo

Como Citar
INOCÊNCIO, Vinicius Buzzo; MARCONDES, Hugo. Contador de Pessoas Com Transmissão de Dados via Internet. Revista Ilha Digital, Florianópolis, v. 8, p. 41–57, 2023. Disponível em: https://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/view/124. Acesso em: 27 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigo Original Completo
Biografia do Autor

Vinicius Buzzo Inocêncio, IFSC/Campus Florianópolis/DAELN

Especialista em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos, IFSC/Florianópolis

Hugo Marcondes, IFSC/Campus Florianópolis/DAELN

Professor do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), IFSC/Florianópolis

Referências

AMAZON WEB SERVICES. Internet das Coisas. Disponível em: <https://aws.amazon.com/pt/iot/>. Acesso em: 9. mai. 2017.

ASHTON, Kevin. A história secreta da criatividade. Rio de Janeiro: GMT Editores, 2015.

ATMEL. ATmega328. Disponível em: <http://www.microchip.com/wwwproducts/en/ATmega328>. Acesso em: 9. mai. 2018.

CARPES JR, Widomar P. Introdução ao Projeto de Produtos. 1a ed. Florianópolis: Editora Bookman, 2014.

DYM, Clive L.; LITTLE, Patrick. Introdução à engenharia. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ELECTRO DRAGON. Diagrama de Blocos. Disponível em: <http://www.electrodragon.com/>. Acesso em: 7. abr. 2018.

FILIPE FLOP. Sensor PIR. Disponível em: <https://www.filipeflop.com/produto/sensor-de-movimento-presenca-pir/> Acesso em: 8 mai. 2018a.

FILIPE FLOP. Sensor Ultrassônico. Disponível em: <https://www.filipeflop.com/produto/sensor-de-distancia-ultrassonico-hc-sr04/> Acesso em: 8. mai. 2018b.

FILIPE FLOP. Sensor infravermelho. Disponível em: <https://www.filipeflop.com/produto/sensor-de-obstaculo-infravermelho-ir/>. Acesso em: 7. abr. 2018c.

FILIPE FLOP. Arduino UNO R3. Disponível em: <https://www.filipeflop.com/produto/placa-uno-r3-cabo-usb-para-arduino/>. Acesso em: 7. abr. 2018d.

JERONIMO, Luis. Automação e comando. Morrisville, EUA: Lulu.com, 2009.

MICROWAVE & RADIO FREQUENCY. NFC Prepares For Wide Adoption. Disponível em: <http://www.mwrf.com/active-components/nfc-prepares-wide-adoption>. Acesso em: 15. abr. 2018.

MINATEL, Pedro. Biblioteca WiFiManager para o ESP8266. Disponível em: <http://pedrominatel.com.br/pt/esp8266/biblioteca-wifimanager-para-o-esp8266/>. Acesso em: 7. abr. 2018.

OLIVEIRA, Sérgio de. Internet das Coisas, com ESP8266, Arduino e Raspberry PI. São Paulo: Novatec, 2017.

TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. 4a ed. Amsterdam: Campus, 2003. 632 p. Tradução: Vandenberg D. de Souza.

TEXAS INSTRUMENTS. MSP430 LaunchPad Value Line Development kit. Disponível em: <http://www.ti.com/tool/MSP-EXP430G2#0>. Acesso em: 9. mai. 2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)